quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O que você vai ser quando crescer?

Faaala juventude!

Escrevi essa postagem numa folhinha de rascunho no meu intervalo de trabalho. Estou totalmente sem tempo. A faculdade voltou essa semana. Mas sempre que puder arranjarei um tempinho para o querido BLOG.

Boa leitura. :)


Quando somos crianças sempre é feito para nós aquela velha pergunta: o que você vai ser quando crescer? E sempre as crianças respondem: médico, bombeiro, cientista, advogado, jogador de futebol, juiz.. São profissões nas quais as crianças enxergam  eles como se fossem HERÓIS.

Você cresce fantasiando uma profissão, pensando "como será quando eu me tornar um herói também". Você faz planos e sonha com sua vida futura. Quando se é criança a gente não vê a hora de se tornar um adulto, e se tornar o dono do seu próprio nariz.

A gente cresce, e de repente é impactado com o evangelho de Jesus Cristo. "Que palavras são essas? Que poder! Que autoridade. Que amor." De uma hora para outra sua vida não é mais sua, é de Deus. E você pensava que era o dono do seu nariz. 

Você achava que tomava de conta de sua vida, e de repente se coloca na dependência de Deus. E entrega sua vida para ele tomar de conta.

Nos sentimos feito criança novamente, é uma nova vida. Conhecemos um novo herói: Jesus Cristo. Tentamos ser como esse herói. Não é fácil ser como Ele, mas é prazeroso ser crianças obedientes e fazer a vontade do Pai.


Ainda tenho sonhos. Faço Ciências Contábeis na Universidade Federal Rural do Semi-Árido e quero exercer a profissão, mas quero honrar a Deus em todos os momentos da minha vida. Que vontade de Deus seja a minha vontade, mas se não for que eu mude e não Ele.

Hoje tenho 22 anos e se alguém ainda me perguntar o que vou ser quando crescer, responderei: quero viver como meu herói viveu. Quero ser como Jesus Cristo. Amém.

Fábio Brito Praxedes

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Um pouco de mim

Olá meus irmãos!

Nessa postagem gostaria de falar um pouco de mim. Não! Eu não sou egocêntrico. Apenas gostaria de relatar uma experiência que tive na minha Igreja.

A timidez é algo super comum que encontramos nas Igrejas. Eu era bem tímido logo quando me converti. Hoje eu perdi minha timidez, graças a Deus.

Creio que todos temos dons e talentos. Mas, eu indico o teatro para aqueles que são tímidos. Sério! Pode  parecer brincadeira ou chacota, mas, foi através do teatro que perdi minha timidez.

Recomendo para todos. Além de fazer muito bem, o teatro é uma excelente forma de pregar o evangelho e passar belas mensagens.

Hoje eu fico à frente de várias atividades, prego e não tenho mais o medo do microfone! Agradeço a Deus por isso, creio que ele me capacitou, e o teatro foi o principal  instrumento que fez eu perder minha timidez.

Deus abençoe a todos. 

Algumas fotos das apresentações que fiz:








sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

É só um prato de lentilhas...

Faaala galera!

Neste post eu vou publicar uma mensagem muito especial para mim, que foi a minha primeira pregação. Foi no culto jovem da minha Igreja.

Espero que vocês sejam abençoados por ela, assim como eu fui.
Vamos supor que seja o seu aniversário e você ganha uma calça jeans de presente. Essa calça custou para a pessoa que te presenteou R$ 250,00. Quando você experimentou verificou que ela ficou apertada e logo foi à loja trocar-lá por outra de tamanho maior.

Ao chegar na loja você trocou sua calça por outra de tamanho menor, mas o valor da calça que você escolheu foi de apenas R$ 80,00. Ou seja, você trocou sua calça por outra de valor 3 vezes menor do que a que você ganhou. Você não fez uma boa escolha. Foi uma péssima troca.

É sobre trocas que eu quero falar nesse post.

“Um dia, quando Jacó estava cozinhando um ensopado, Esaú chegou do campo, muito cansado, e foi dizendo: -Estou morrendo de fome. Por favor, me deixe comer dessa coisa vermelha aí (Por isso puseram em Esaú o nome de Edom.).  Jacó respondeu: -Sim, eu deixo; mas só se você passar para mim os seus direitos de filho mais velho.  Esaú disse: -Está bem. Eu estou quase morrendo; que valor têm para mim esses direitos de filho mais velho? -Então jure primeiro-disse Jacó. Esaú fez um juramento e assim passou a Jacó os seus direitos de filho mais velho. Aí Jacó lhe deu pão e o ensopado de lentilhas. Quando Esaú acabou de comer e de beber, levantou-se e foi embora. Foi assim que ele desprezou os seus direitos de filho mais velho.”  (Gênesis 25. 29-34) 


Esaú e Jacó eram irmãos gêmeos, sendo que Esaú nasceu primeiro que Jacó, logo, Esaú era o primogênito.

Ser primogênito naquela época era uma grande benção. Na divisão da herança o primogênito tem direito ao dobro de bens sobre os direitos dos seus irmãos. O pai era sacerdote e o primogênito também tinha este direito. O primogênito é que era circuncidado (a circuncisão é parte da aliança de Deus com Abraão), além da responsabilidade de comandar a casa, caso o pai viesse a falecer e era lhe acrescentado varias bênçãos de Deus. Esaú seria o próximo Patriarca, ele era neto de Abraaão e filho de Isaque.

Segundo a Bíblia , tanto a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser oferecidos ao Senhor no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do Senhor.

Ser primogênito era tudo de bom!!! 

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilha. Você deve estar pensando: Esaú por acaso é louco??? Por que ele trocou a primogenitura por um prato de lentilha?

Você ficaria surpreso se eu dissesse o quanto nós somos parecidos com Esaú?

Como assim? Nós trocamos nossa herança por pratos de lentinhas!

Qual o seu bem mais precioso? Todos responderiam que é Deus, então por que trocamos nossa primogenitura (comunhão, bênçãos, promessas) por um prato de lentilhas?

Você está a algum tempo esperando algo. Você decide se guardar, guardar seu coração, começar a viver em santidade. Parar de pecar, de fazer as coisas erradas. Você faz um propósito diante de Deus, começa a levar a Palavra Dele a sério, começa a orar, jejuar.

Você se coloca diante de Deus e consegue, 1 dia, 2 dias, vencer e lutar contra aqueles pecados. Começa a abandonar seus vícios. Se arrepende daqueles pecados que sabe que machucam tanto a Deus.

Mas então, em um segundo, você troca tudo isso, por alguns minutos de um bom guisado de lentilhas. Você troca sua santidade, suas convicções, seus valores, por APENAS um prato de lentilhas.

Afinal, é só um prato de lentilhas mesmo! É só um beijo, é só uma mentira, é só uma vez, é só um gole, é só uma experimentada, é só uma transa, só uma noite, só um dia, é só…

De repente nos sentimos a pessoa do mundo, com a consciência pesada. Refletimos: eu troquei minha santidade por isso? É só uma vez, mas por essa uma vez, você coloca tudo a perder!

Esaú perdeu a coisa mais importante da vida por ser um homem carnal e não saber discernir o tesouro escondido por trás daquele direito. Esta é a grande desvantagem do nascido da carne!

Nós somos carne e espírito. O problema está quando a carne fala mais alto que o espírito.
Para as pessoas Carnais o que importa é o imediatismo, a visão dos olhos físicos e não dos olhos espirituais. Mas os olhos físicos vêem apenas a matéria e nada além dela. Enquanto isso, os nascidos do Espírito, que são espirituais, têm olhos para enxergar muito além das coisas físicas.

As pessoas carnais não têm visão e nem conseguem perceber o resultado final de uma escolha ruim. É o caso do mundo, onde as pessoas colhem frutos ruins da má escolha feita. E a má escolha se deve ao fato do desprezo aos conselhos de Deus.

Embora Esaú estivesse desesperadamente faminto, mas não a ponto de morrer, seu pai era muito rico e jamais iria permitir deixar seu filho predileto morrer de fome. Mas o maior problema de Esaú foi o desprezo pelo dom de Deus, ou seja: a bênção da primogenitura!

Todos nós temos o nosso prato de lentilhas. Faça uma reflexão e se lembre daquilo que é supérfluo daquele pecado que você pode evitar, mas que te afasta de Deus.

Tem coisa pior que estar com fome e ter seu prato favorito na sua frente? O inimigo te apresenta o prato. Ele sabe que você está com fome. Ele te apresenta aquilo que mexe com você. Ele não te apresenta aquilo que você nem gosta, mas sim, aquilo que você gosta!

Aquele pecado que você tá lutando contra, e já venceu tantas vezes, de repente chega num prato tão lindo, com um cheiro tão bom, uma aparência tão boa, que você é tentado a pensar: é só uma vez!

Esaú colocou tudo a perder por apenas um prato de lentilhas!

Vale a pena trocar tudo o que você já conquistou até aqui, por alguns segundos de prazer e satisfação?

Não troque Deus por um “apenas uma vez”.

Fiquem com Deus.

Fábio Brito Praxedes

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Atitude

Olá galera, como vocês estão? Eu estou ótimo!

Estou vivendo uma nova fase na minha vida cristã. Como já falei em postagem anterior fui empossado presidente da juventude da minha Igreja.

Muitos desafios estão diante de mim. De cara o primeiro desafio é organizar os cultos jovens todos os sábados. Fiz uma coisa que nunca tinha feito antes: pregar.

Já preguei duas vezes. Nessa postagem vou mostrar uma parte da minha última pregação. Breve postarei a minha primeira pregação.

Estamos no começo do ano e as aulas estão voltando. E sempre quando começa o ano letivo temos a preocupação de comprar nosso material escolar. É claro que você tem que ir até uma papelaria para comprar o material. É improvável que alguém vá até a sua casa para vender o material. Você tem que tomar a iniciativa de ir até a papelaria, e não a papelaria ir até você.

Ter iniciativa é primordial para todas as nossas atividades cotidianas. E quando se trata do Reino de Deus não é diferente. Ter iniciativa é essencial.

Eis dois exemplos de iniciativa no Reino de Deus:


Esse primeiro vídeo se trata de um projeto missionário chamado "Cristolândia". Ele é executado pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira na cidade de São Paulo, numa área chamada "Cracolândia". O projeto trabalha na recuperação de viciados em drogas. Eles mostram Jesus Cristo como a solução para se livrar das drogas.

O interessante desse projeto é que os missionários não esperaram os drogados irem até as Igrejas. Eles que foram de encontro aos drogados na Cracolândia. Eles saíram de sua zona de conforto e foram evangelizar. Talvez se fossem esperar eles irem até as Igrejas, muitos já estariam mortos por overdose.

Às vezes pensamos: "Na minha Igreja poderia ter mais jovens. A minha Igreja poderia ser mais animada". O que nós temos feito para mudar essa situação?

Podemos nos espelhar em Paulo, que fez 3 grandes viagens missionárias. Ele que saiu da sua terra e foi evangelizar pelo mundo afora. Talvez hoje somos discípulos de Cristo, graças a essas viagens missionárias de Paulo.

Podemos ler o livro de Atos que Paulo chegou a ser expulso de várias cidades, mas ele nunca desanimou. Pelo contrário ele continuava cheio da alegria do Espírito Santo.

O pondo onde quero chegar chegar é que nos dois exemplos que citei (Cristolândia e Paulo) houveram iniciativas. Quando se quer conquistar vidas para Jesus é preciso sair da zona de conforto e encarar e impactar o mundo com o testemunho de Jesus Cristo.

Que esse espírito missionário, que agora arde no meu coração possa contagiar você, e te encorajar a tomar iniciativa de trabalhar para o Reino de Deus.

É tempo de parar de apenas proferir palavras. É tempo de ter ATITUDE!

Deus abençoe vocês.

Fábio Brito Praxedes

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Jovem que Prevalece

"Eu escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno" I João 2:14


(...) Será que nós jovens, nos encaixamos nesta palavra? Seja sincero! Você se considera um jovem forte no Senhor? A Palavra de Deus está sempre presente em todas as circunstâncias da sua vida? O diabo passa um 'cortado' com você ou é você quem passa um 'cortado' com ele?


A primeira afirmação é que nós jovens, somos fortes. É certo que a força descrita aqui não se trata da força humana, carnal, mas sim de uma força divina, espiritual. E ninguém nasce com força, isto é algo que deve ser adquirido. Observe um halterofilista, quantos quilos ele não pode erguer com sua força?! Mas lembre-se, ele não nasceu assim, teve que exercitar muito, gastar muito tempo na academia. Assim também nós, no dia em que recebemos a Jesus, recebemos uma porção de força, e agora compete a nós desenvolvermos esta força. Você tem força, mas creia, ela tem um limite. Se o Senhor tem proporcionado situações e circunstâncias para você, situações e circunstâncias que você não se sente forte o bastante para suportar, creia que Ele estará com você. Enfrente a situação e você perceberá força sendo gerada, força sendo desenvolvida; Ele te dará uma porção maior de força. Esta é a academia de Deus, e assim nossas forças serão desenvolvidas plenamente. Mas tenha clareza de algo, ser forte no Senhor, não significa nunca cair. Mas ser forte no Senhor significa permanecer lutando.


A segunda afirmação é que nós jovens, temos a Palavra de Deus permanente em nós. O Verbo de Deus, ou, a Palavra de Deus, é Jesus Cristo. Ele é o Verbo vivo, a Palavra viva. Muitos dizem que estão cheios da Palavra porque leram um ou dois capítulos da Bíblia, e isso não está errado, mas o fato é que em tempos de provação e lutas, estes capítulos terão de funcionar, e da prova, terão que sair aprovados, e da luta, vencedores. Muitas vezes não é isso que acontece. Porque tomamos a Palavra apenas como 'Bíblia', e não como Palavra viva de Deus, Palavra revelada, alimento para nosso espírito. Creia, todos os jovens que tomam a Palavra de Deus desta forma, a terão permanente em si. Na prova, sairão aprovados, na luta, saíram triunfantes. Pois Jesus, a Palavra viva, foi tomado como vida e alimento para dentro de seu espírito, tornando-se assim a Palavra de Deus permanente em si. Porém, a permanência da Palavra em nós, dependerá de nossa permanência, constância e perseverança nela.




A terceira afirmação é que nós jovens, já vencemos o maligno. Talvez não esteja sendo esta sua experiência - vencendo o maligno. E pode até ser, que você esteja sendo vencido por ele. Vencer o maligno, fala de confronto, de guerra espiritual, de combate. Não combatemos o maligno sentados no sofá de casa, assistindo BBB e comendo pipoca(...). Este com certeza, tem experimentado derrota. O Senhor Jesus venceu o maligno na cruz. Adivinha?! Nós só podemos vencer o maligno tendo uma vida de cruz. E a maneira mais prática para se viver vida de cruz, é nos relacionando. Afinal, cruz é preferir o outro em honra, é não visar seus próprios interesses, é sofrer o dano, e amar sem fingimento quem quer que seja.


Queremos vencer o maligno? Então vamos tomar nossa cruz e seguir as pisadas daquele que nos fez mais que vencedores - Jesus Cristo, nosso Senhor.

Que Deus abençoe sua vida!


Fonte: André Aliende

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O que mudou?

Estava aqui pensando o que mudou em mim nesses quase dois anos sem nenhuma postagem nesse Blog.
Primeiramente, em março de 2010 fazia pouco mais de um ano de conversão. Era um recém nascido na fé, não que hoje eu me ache um veterano, mas naquele tempo tudo era muito novo para mim. Estava no meu primeiro amor.

Sinceramente falando, bem que eu queria voltar àquela inocência... Nesse momento estou numa fase de procura. Estou voltando atrás na procura de onde perdi o meu primeiro amor. Acho que estou pertinho de encontrar. :)

Afinal, o que mudou?

Em março de 2010 tinha acabado de ocupar meu primeiro cargo na Igreja: fui 2º tesoureiro. Estava empolgadíssimo, afinal de contas, era o meu primeiro cargo na Igreja. No mês de agosto a tesoureira titular teve que ir embora de Caraúbas e logo eu assumi o cargo de 1º tesoureiro até o final do ano e fui reeleito nesse cargo em 2011.

Em 2011 além de esta sendo o Tesoureiro da Igreja fui presidente do Grupo de Teatro "Blessed". Foi no teatro que me encontrei na Igreja. Fizemos muitas apresentações e eu perdi a vergonha de falar em público! \o/

Não digo que me arrependi de ter assumido a tesouraria da Igreja, mas não quero novamente nem tão cedo. É um cargo que exige muito tempo e dedicação, e o meu trabalho e minha faculdade ainda disputavam o meu escasso tempo.

Ah, ia esquecendo de dizer também que ainda era o professor da classe de jovens da EBD. Era tanta coisa pra fazer que acabei não sendo bom em nenhuma delas... Mas não me arrependo, pois tudo isso me serviu de aprendizagem.

Afinal, o que mudou?

Amadureci (um pouco). Nesse mês faço 3 anos de conversão, ainda sou um bebê na fé.

Para 2012 fui eleito o Presidente dos Jovens. Um graaande responsabilidade que estou enfrentando com muita coragem e fé em Deus. Esse ministério não é meu, estou apenas na liderança...

Nas próximas postagens trarei o que estou fazendo no Ministério Jovem, e o que eu fiz ano passado no Teatro.

Fiquem com Deus

Fabio Brito Praxedes

De volta!!!

Caraaaaaaaaaaca!!

Isso aqui ta cheio de teia de aranha!
Estou de volta nas minhas postagens. \o/

Eu tinha até esquecido que tinha um blog.. Tinha perdido a senha.
Mas, graças a Deus consegui recuperar.

Minha última postagem foi dia 09/03/2010. Faz quase DOIS anos sem nenhuma postagem.

Lets'go!